radarsm

Material Didático

Módulo de ensaios para Conversor DA - Manual

O que é o Módulo de Ensaios – Conversores DA?

     É um módulo para comprovar o funcionamento de conversores DA do tipo rede R-2R e Resistores Ponderados. Esse Módulo de Ensaios é destinado aos professores para comprovação em laboratório convencional do funcionamento de Conversores DA.

     É possível simular um conversor DA do tipo rede R-2R com 4 bits e 8 bits.

     O conversor DA do tipo Resistores Ponderados somente poderá ser simulado em 4 bits, o que já permite ter uma boa ideia de funcionamento desse tipo de conversor.

     É possível também ligar na saída do conversor, qualquer que seja o tipo, um amplificador operacional, polarizado como “inversor” permitindo assim o controle de ganho.

     Neste módulo de ensaios o Conversor DA R-2R, tanto para 4 bits como para 8 bits é formado por resistores de 10k e 20k e para o Conversor DA com resistores ponderados os resistores utilizados são de 7k5, 15k, 30k1 e 60k2 (R, 2R, 4R e 8R).

cnvDA

     Neste módulo de ensaios cada uma das entradas (A até H) possuem um diodo de proteção (1N4148 ou 1N914), que é opcional. Optamos por substituí-lo por um resistor de 0,12 ohm, no entanto, poderá ser simplesmente substituído por um "jumper".

     Todos os testes foram efetuados com o "jumper" ao invés do diodo, conforme se pode observar no manual de uso.

Download do manual

pdf_icon

VISÃO GERAL DO LAYOUT DO MÓDULO

layout

    

 

Treinador Lógico - Manual

     O treinador lógico destina-se ao desenvolvimento de experiências com circuitos digitais em Laboratório Convencional.

TreinLogico

    A concepção inicial desse treinador é para ensaios com circuitos integrados da família TTL, pois a fonte de tensão fornece 5 volts.

    Alterando-se os parâmetros da fonte de alimentação principalmente no que diz respeito ao valor da tensão de saída, outras famílias de CIs poderão ser usadas.

    O módulo dispõe de 5 soquetes de 14 pinos e 5 soquetes de 16 pinos, permitindo assim, uma grande quantidade de experiências, desde circuitos básicos com portas lógicas primárias até circuitos mais complexos como por exemplo, contadores, registradores de deslocamento, multiplexadores, etc.

layout1

    Os detalhes do Treinador Lógico tais como fonte de alimentação, gerador de clock, geração de clock por Schmitt Trigger, chaves de programação, etc. são mostrados no documento em "pdf".

    Clique no ícone para visualizar ou fazer o download.

pdf_icon

 

Módulo de ensaios para Eletrônica Analógica - Manual

          Esse módulo de ensaios é usado para desenvolver experiências em laboratório convencional, sendo indicado em especial para os primeiros e segundos módulos do Curso de Eletrônica, bem como para os primeiros e segundos anos do ETIM.

mod_EA

          Várias experiências podem ser simuladas nesse módulo, desde eletricidade básica (resistores, associações, divisores de tensão e corrente, análise de redes, etc.) até experiências iniciais com eletrônica analógica, em particular com semicondutores (curvas de transistores, chaves com transistores, retificadores, etc.)

          O módulo é formado pela placa principal, uma fonte de alimentação externa e um mini protoboard com 140 pontos.

          A placa base possui uma fonte de alimentação própria (DC) regulável de 0 a 12 volts.

          Possui também um borne que fornece tensão fixa AC, para experimentos com retificadores de tensão e as tensões DC fixas de +5V, +15V e -15V.

          Clique no ícone abaixo para visualizar o manual

    

pdf_ico


home