GLOSSÁRIO

Caro internauta!!! Ao navegar pela fabulosa e imensa Web, muitas vezes nos deparamos com termos estranhos, principalmente para os iniciantes... Que tal conhecermos seus significados?

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V W

A
@: arroba (em português). É sempre usado em endereços de correio eletrônico (@ em inglês significa "at" em inglês; em algum lugar)

Acesso dedicado: neste tipo de acesso o computador fica conectado permanentemente na rede. Geralmente usado por empresas que vendem serviços a terceiros.

Acesso discado: ou dial-up; é um tipo de acesso para usuários comuns, bastando para isso um computador, uma linha telefônica e um modem. Na maioria das vezes os provedores fornecem um software especial para o usuário, que por sua vez terá acesso através de um nome e uma senha.

Alias: nome alternativo para algo. Nos computadores e na rede, os aliases permitem que você digite menos caracteres, ou que não precise de números hexadecimais complexos ou que conheça um caminho. Na programação em HTML um alias pode ser usado como um nome alternativo para uma fonte ou para os caracteres Latim-1. No sistema de nome de domínio, correios eletrônicos e outro software de rede, os aliases são utilizados geralmente para representar os nome de domínios ou os endereços de e-mails de uma maneira mais simples e desejável.

Arquivo compactado: geralmente conhecido como arquivo zipado; tem por finalidade reduzir o espaço ocupado por um arquivo de tal forma a encurtar o tempo de transmissão do mesmo via Internet.

Attachment: designação dada aos arquivos que são vinculados às mensagens enviadas via e-mails, permitindo por parte do destinatário sua cópia no computador.
[voltar ao índice alfabético]

B
Baud rate: velocidade de transmissão de dados entre computadores usando como meio linhas telefônicas.

Bit: binary digit; é a menor informação tratada por um computador, assumindo os valores 0 ou 1. Um grupo de 8 bits forma um byte.

Bitmap: fonte ou gráfico composto por um padrão ou "mapa" de bits. Também referido como uma página na tela na memória.

BPS: (bits por segundo) é a velocidade de transmissão de dados, usada para avaliar a velocidade de um modem e a conexão de linhas dedicadas. São muito comuns os termos Kbps (mil bits por segundo) e Mbps (um milhão de bits por segundo).

Browser: programa que dá a você a capacidade de navegar pela WWW (World Wide Web). Alguns browsers oferecem funcionalidade adicional, como FTP e suporte E-Mail. O Netscape e o Internet Explorer são browsers muito populares.
[voltar ao índice alfabético]

C
Chat: vem do termo em inglês e sgnifica bater papo na Internet. Os chats são implementados com softwares específicos que permitem a conversação entre duas pessoas, via teclado em tempo real.

CGI: (Common Gateway Interface) específico para os formulários na linguagem HTML. Os programas simples chamados scripts CGI são executados pelos servidores da Web, realizando funções como buscas de um documento HTML e funções de preenchimento de formulário.

Ciberespaço: Nada mais é do que uma terminologia usada para os usuários viciados em jogos e que muitas vezes ficam em estado de transe quando estão participando de algum "game". Este termo "ciberspace" foi criado por William Gibson, escritor.
[voltar ao índice alfabético]

D
Dial up: conexão que utiliza um modem e uma linha telefônica para conectar-se a outros computadores na Internet.

DLL: (Dynamically Linked Library) é uma coleção de funções de programas em um arquivo que pode ser acessada pelas aplicações do Windows conforme necessário.

DNS: vem do termo Domain Name System, tem por finalidade converter números em nomes e nomes em números, permitindo assim a comunicação entre computadores na Internet. Desta forma, por exemplo, um DNS 200.255.257.1 pode ser interpretado como www.ezuim.com.

Domínio: (Domain) nome de uma entidade na Internet. Fora dos Estados Unidos, os nomes de domínio tem como sufixo um código de dois dígitos que indica a nacionalidade, isto é, "au" para Austrália, "br" para Brasil, etc. Nos Estados Unidos os nomes de domínio também podem ter um sufixo para indicar que a entidade pertence ao governo, empresa, instituição educacional, etc. No Brasil temos http://www.receita.fazenda.gov.br que é o site da Receita Federal.

Download: é o termo usado para transferência de arquivos na Internet. Fazer um download significa "baixar" para o computador do usuário qualquer arquivo disponível.
[voltar ao índice alfabético]

E
E-mail: (Electronic mail) mensagem eletrônica enviada via computador de uma pessoa para outra. A combinação do nome do usuário e do host (nome de domínio) que, separada pelo símbolo @ forma um endereço de e-mail completo, como por exemplo: myname@mycompany.com.

Endereços IP: são expressos em números e o DNS fica reponsável por transformar esses números em nomes.
[voltar ao índice alfabético]

F
FAQ: é um tipo de help on line, originalmente do inglês Frequent Asked Questions (perguntas feitas com muita frequência, ou ainda perguntas mais comuns)

Forum: trata-se de espaço reservado para tratar de um assunto específico. Geralmente essa palavra é usada para grupos de discussão da Usenet.

Freeware: software distribuído gratuitamente e que permite número ilimitado de cópias, sem exigência de qualquer tipo de registro.

FTP: File Transfer Protocol - é um protocolo especial para transferência de arquivos. Como o nome indica, é o protocolo utilizado para transferir arquivos através da Internet, ou seja, com ele é possível trazer arquivos para o seu computador (download) ou enviar arquivos (upload) para outros computadores.
Muitos provedores disponibilizam uma área pública onde qualquer pessoa pode acessar sem precisar de senha. Uma prática bastante comum é colocar nessa área um banco de software com vários programas que podem ser úteis aos usuários da Internet.
Quando você deseja hospedar um site na Internet, o upload dos arquivos entre a sua máquina e o provedor de hospedagem é feito através de FTP.
Para transferir arquivos da sua máquina para um servidor FTP é necessário um programa específico. Existem vários programas fáceis de usar, disponíveis gratuitamente na Internet.
O endereço de um servidor FTP deve começar sempre com ftp://
Para fazer download através de FTP de uma área pública de um provedor, basta conhecer o URL correto do servidor e digitá-lo na barra de endereços do browser. Por exemplo:

ftp://umnome.servidor.com.br

Os browsers possuem limitações para lidar com FTP e permitem apenas download de arquivos. Quando for usar esse serviço, dê preferência para um software específico. Além de mais rápidos, permitem tanto download quanto upload de arquivos.
[voltar ao índice alfabético]

G
Gateway: sistema que permite a transferência de dados entre dois sistemas incompatíveis. Um exmplo prático é a ligação entre o correio eletrônico de um usuário com o e-mail da Internet.

Gopher: é um serviço muito útil na internet mas pouco conhecido. É um banco de dados armazenado em um servidor que disponibiliza grande quantidade de informações em forma de arquivos de texto.
A grande diferença entre o Gopher e a Web, é que ele não trabalha com hipertexto (linguagem HTML) e não aceita imagens e recursos multimídia.
Serve como ferramenta de pesquisa para muitas universidades e bibliotecas no mundo inteiro.
Existe uma rede de servidores Gopher, chamada Veronica, em que, com uma única busca nessa rede é possível obter resultados pesquisados em computadores do mundo todo.
O endereço de um servidor Gopher deve começar sempre com gopher://
Para pesquisar em um servidor Gopher, basta conhecer o endereço correto do servidor e digitá-lo na barra de endereços do browser. Não é necessário senha. Por exemplo:

gopher://servidor:porta

Toda tela de Gopher traz um link para a rede de servidores Veronica. Dê preferência aos servidores brasileiros pois são mais rápidos (por estarem mais perto) e também dão acesso à rede Veronica de consulta mundial.
[voltar ao índice alfabético]

H
Hacker: ou pirata de computador; é acima de tudo um aficcionado na arte de desvendar códigos de acesso a computadores e penetrar em computadores alheios.

Host: computador ligado a uma rede, que tem por finalidade armazenar dados e permitir o acesso de usuários, geralmente tido como computador principal de um sistema.

Http: Hyper Text Transfer Protocol; é um protocolo de comunicação quer permite a ligação entre clientes da www (world wide web) e os web sites.
[voltar ao índice alfabético]

I
Internet: termo usado para descrever todas as redes TCP/IP mundiais interconectadas.

Intranet: rede interna que usa a tecnologia da Internet. Muitas empresas agora descrevem as redes que elas usam para as comunicações intra-empresas como intranets.

IP: Internet Protocol; desenvolvido especialmente para a Internet (família TCP/IP) é responsável pelo roteamento de informações entre dois sistemas. Essas informações são codificadas em pacotes e posteriormente decodificadas no destino.

IRC: Internet Relay Chat; sistema de conversa entre computadores, que pode contar com a participação de várias pessoas ao mesmo tempo, existindo vários canais para diversos assuntos. A conversa acontece em tempo real.

ISDN: Integrated Services Digital Network; é uma rede digital capaz de fornacer serviços de voz, dados, imagens, etc. Tem a vantagem de ser extremamente veloz.
[voltar ao índice alfabético]

J
Jpeg: (Joint Photographic Experts Group) formato de compactação de imagem.
[voltar ao índice alfabético]

L
Link: trata-se da vinculação entre sites inteiros ou mesmo parte deles com outros sites na Internet.

Login: fornece um ID e senha de usuário para permitir que você utilize os recursos de um computador. Algumas vezes o nome da sua conta também será referido como o seu login.
[voltar ao índice alfabético]

M
Mime:
(Multipurpose Internet Mail Extensions) uma melhoria ao e-mail da Internet que permite a inclusão de dados binários, tais como processamento de texto, gráfico e som.

Mips: acrônimo para milhões de instruções por segundo, uma medida de velocidade de processamento que se refere ao número médio de instruções de linguagem de máquina, realizadas pela CPU em um segundo.

Modem: trata-se de um dispositivo que faz o interfaceamento entre o computador e a linha telefônica para a transmissão de dados, cuja velocidade de transmissão é dada em bits por segundo (bps).

Mpeg: (Moving Picture Expert Group) formato de compactação para arquivos em vídeo.

Msn: (Microsoft Network) serviço on-line executado pela Microsoft que permite acesso à Internet bem como ao seu próprio conteúdo.

Multimídia: é um termo genérico que define os documentos de um computador que são compostos por vários elementos como: som, imagem, texto, etc. onde o usuário interage com os memos, daí então o termo multimídia interativa.
[voltar ao índice alfabético]

N
Net: do inglês, rede; é comum tratar a Internet como Net (rede mundial de computadores)

Newgroups: são os grupos de discussão da Usenet, em que pessoas com interesses comuns compartilham dúvidas, opiniões e informações. Nesse meio de comunicação as mensagens são enviadas para um grupo de interesse e ficam disponíveis em computadores denominados news servers (servidores de notícias), onde cada pessoa acessa apenas os grupos de seu interesse.
[voltar ao índice alfabético]

O
OEM: (Original Equipament Manufacturer) é um arquivo que contém todas as informações de um dispositivo qualquer, sendo muito útil no processo de instalação, como driver de som, vídeo, etc.

On line: é um termo utilizado para designar todos os tipos de transação entre computadores
[voltar ao índice alfabético]

P
Pixel: é o elemento de imagem; uma imagem é formada por vários pixels, com cores diferentes. Essa combinação de cores pode resultar em uma imagem com milhões de cores, que poderá ser visualizada pelo usuário dependendo da configuração do seu monitor. Um pixel é o menor elemento de uma imagem.

Plug-ins: são softwares que são acoplados a um navegador (browser) para lhes atribuir outras funções, como vídeo, áudio, etc.

Portal: é um site que funciona como porta de entrada à Internet, oferecendo serviços especiais como e-mails, bate papo, llinks, etc.

PPP: Point to Point Protocol; é um protocolo que mantém uma conexão IP através de uma linha telefônica comum. É um protocolo essencial na utilização de navegadores gráficos.

Provedores: existem basicamente dois tipos: a) provedor de acesso (fornecedor) que permite a conectividade dos usuários à Internet, geralmente ligado a um backbone (sistema central). Um provedor desse tipo, revende conexões aos usuários; b) provedor de informação, que coloca informações na rede para os usuários.
[voltar ao índice alfabético]

R
Roteador: em sua forma mais simples, é o hardware que recebe um pacote da Internet e o envia para o próximo hardware no caminho do pacote. Os roteadores modernos também filtram os pacotes de acordo com as políticas de segurança ou as políticas de uso apropriadas.
[voltar ao índice alfabético]

S
Shareware: software que pode ser experimentado antes da compra; alguns fabricantes impõem um limite de tempo para avaliação após o qual o programa passa a não funcionar mais, outros colocam uma mensagem periódica lembrando que o produto não é gratuito.

Site: é um conjunto de documentos inter-relacionados pertencentes a uma pessoa ou instituição que residem em um servidor. O ponto inicial para acesso a esses documentos é uma home page, a qual possui um sistema de indexação (index ou índice).

SMTP: Simple Mail Transfer Protocol; é um protocolo usado em correio eletrônico, em outras palavras, é o protocolo que suporta a troca de e-mails entre dois hosts na Internet.
[voltar ao índice alfabético]

T
TCP/IP: Transmission Control Protocol/Internet Protocol; é um protocolo que orienta o tráfego de informações na Internet, definindo o endereçamento e o tráfego de dados.

Telnet: é um serviço de comunicação através da internet onde podemos nos conectar a outro computador e trabalhar remotamente como se estivéssemos sentados à sua frente. Só é possível usar telnet para se comunicar com servidores.
Para usar esse serviço é preciso conhecer o sistema operacional do computador que estamos conectando. Além disso, como o computador conectado pode ser vasculhado, esse tipo de serviço requer sistemas de segurança e o acesso só é possível através de senha. O Telnet requer o uso de software específico, já que os browsers, não permitem esse tipo de acesso.
[voltar ao índice alfabético]

U
Upload: é o ato de transferir arquivos do seu computador para outro computador.

URL: Uniform Resource Location; é um padrão de endereçamento na Web, permitindo que cada arquivo na Internet tenha um endereço próprio. Cada página na Internet tem sua própria URL.

Usenet: é uma rede de grupos de discussão amplamente disseminada pela Internet. Os grupos de discussão são os newgroups.
Para utilizar a Usenet é preciso ter o endereço de news server fornecido pelo seu provedor de acesso. Geralmente um news server é designado como servidor NNTP (Network News Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Notícias em Rede), que é o protocolo usado para intercâmbio de mensagens entre os news server.
[voltar ao índice alfabético]

V
Veronica: serviço na Internet que dá a você a capacidade de buscar por servidores Gopher.

VRML: (Virtual Reality Modeling Language) é uma linguagem que suporta a exibição de objetos em 3D em documentos html.
[voltar ao índice alfabético]

W
Web: World Wide Web ou simplesmente WWW ( ou abreviada como Web ou W3) é uma área da Internet que contém documentos em formato de hipermídia (som, imagem, vídeo, texto). Esses documentos são comumente chamados de páginas Web.
É o serviço mais popular da Internet.
As principais vantagens dos serviços disponíveis na Web são interface gráfica, adequada para a troca de informações e documentos multimídia, documentos criados com facilidade que utilizam uma linguagem chamada HTML (Hypertext Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto) e documentos com estrutura de hiperlinks (palavras-chave ou imagens) que, quando clicladas, levam o usuário a outro documento.
Os documentos criados com esse tipo de estrutura são chamados de Hipertexto.
O protocolo utilizado para a comunicação na Web é chamado de HTTP (Hypertext Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto). Esse protocolo viabiliza o tráfego de documentos HTML na Internet.
Os endereços na Web são conhecidos como URL (Uniform Resource Locator - Localizador Uniforme de Recursos) e sempre começam com http:// seguido do nome de domínio.
Para pesquisar em um servidor Web, basta conhecer o URL correto do servidor e digitá-lo na barra de endereços do browser. Por exemplo:

http://nomededomínio

Exemplo de nome de domínio:

www.empresa.com.br

Web site: nada mais é do que um servidor de WWW, que contém páginas interligadas (documentos de hipertexto ou páginas Web)

Workstation: terminal burro ou computador pessoal conectado a um mainframe ou a um servidor que, por definição, não pode compartilhar seus próprios recursos com outros usuários da rede ou o computador host.

WYSIWYG: (What You See Is What You Get) refere-se a capacidade que uma aplicação tem para exibir um documento na forma como será apresentado ao usuário final.

WYGIWYM: (What You Get Is What You Meant) refere-se a um documento que terá uma visualização final somente com a utilização de um software interpretador.

[top - início do glossário]

home_ico